sábado, 12 de março de 2011

A escola como experiência para a diversidade

 
"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza".
Boaventura de Souza Santos




A sociedade atual já não se encontra nos moldes antigos onde havia uma pequena vila em que todos eram semelhantes e tinham mais características em comum do que distintas. Atualmente a diversidade social é muito mais evidente do que a de tempos atrás. Dessa forma torna-se imprescindivel a efetivação em nossa sociedade de uma educação voltada para as questões da diversidade e para formação do cidadão. Contribuindo para o alcance desta educação surgiram documentos universais que reafirmam o compromisso de respeito ao diferente como por exemplo a Declaração de Salamanca.

Nos primeiros anos escolares as crianças se deparam com pessoas de hábitos muito diferentes dos seus, pode-se dizer que há certo estranhamento com outras identidades. Nesse período escolar é imprescindível que se proponham atividades lúdicas que levem os alunos a reconhecerem as diferenças e a partir deste reconhecimento deverão ser trabalhadas questões relacionadas aos valores, à tolerância e à cidadania ativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoal, sejam bem vindos!
Ficamos felizes com seus comentários.
Obrigada!